Secretária de Educação é sabatinada pela Câmara

Vereadores, pais de alunos e funcionários da educação municipal participaram de audiência pública sobre a pasta


24 de outubro de 2022 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Comissão Permanente de Educação realizou nesta segunda-feira (24/10), audiência pública para debater temas relacionados à educação no município. A secretária da pasta da Educação, Fabiana Zanquetta, deu esclarecimentos sobre diversos assuntos, como a falta de professores e estagiários e estrutura de escolas da rede.

Participaram da audiência o presidente da Comissão, vereador Renato Pupo (PSDB), o membro João Paulo Rillo (Psol), além dos vereadores Anderson Branco (PL), Diego Mahfouz (MDB), Karina Caroline (Republicanos), Robson Ricci (Republicanos) e Odélio Chaves (Progressistas). Também compareceram representantes da Atem (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal), mães de alunos da rede e professores.

Diante de temas levantados pelos vereadores, como a jornada docente no município, a falta de professores e de estrutura, a secretária afirmou que “há uma limitação orçamentária e o custo da educação aumentou muito”.

A secretária também falou sobre a situação do Centro de Atendimento Educacional Especializado e Convivência Professora Odete Nassif Gabriel (Caeec) e sobre vagas em creches. "O Caeec não é um ambiente educacional, é ambiente que atende adultos de 19 a 60 anos que foram público da educação especial. A proposta é que esses adultos com deficiência se mantenham ativos para que continuem funcionais. Não são aulas, são oficinas, e estamos tratando do tema com a secretaria de Assistência Social e de Esportes."

"Vamos antecipar as matrículas para 2023. Hoje temos 1.663 crianças na lista de espera e 9.968 matriculados. Esse primeiro momento, da virada do ano letivo para 2023 vai equacionar a rede. A demanda alta fica mais em julho, julho, quando os pais querem vagas em creches específicas, que não temos, mas podemos ofertar o passe.", afirmou sobre questionamentos de falta de vagas na educação infantil.

Questionada sobre a falta de suporte para a inclusão, a secretária informou que os atendimentos devem ser ampliados no próximo ano. "A Apae vai ampliar seu atendimento em relação ao autismo, a Alma Autista e Renascer também farão trabalho em contra-turno com as crianças". Mas não informou sobre o apoio em sala de aula, questionado por mães e gestores das escolas municipais.

"Vereadores, visitem as escolas. Esse é um pedido de socorro", disse o coordenador pedagógico e pai de alunos da rede, Éder Ralha de Castro Rosa, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação.

Outro ponto levantado no debate foi a questão do transporte escolar. A vereadora Karina Caroline defendeu a presença de monitores em trajetos mais longos.

Todos os vereadores levantara a urgência da resolução das questões de vagas em creches e da inclusão. Foi proposto que sejam realizadas audiências para debater temas pontuais da pasta.

 

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova Plano Plurianual 2026-2029

Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Mais Notícias >

Publicado em: 24 de outubro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!