Vereadores aprovam prorrogação de concursos e proibição de fumo

Projeto de Anderson Branco prorroga por um ano todos os concursos em andamento em Rio Preto; de Paulo Pauléra, foi aprovada proposta que proíbe fumo em áreas públicas e de Fábio Marcondes que institui passe-livre para guardas municipais; todos seguem para análise do prefeito


09 de junho de 2020 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, na 17ª sessão ordinária de 2020, sete dos nove projetos que estavam na pauta. Em regime de urgência, quando são analisados a legalidade e o mérito, foi aprovado projeto do vereador Anderson Branco (PL) que prorroga por um ano todos os concursos públicos em vigor no município. A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo (MDB).

De autoria do presidente Paulo Pauléra (Progressistas) foi aprovado projeto que proíbe o consumo, em parques públicos, de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e narguilés (dispositivo para fumar uma mistura de tabaco aquecida e inalada por meio de uma mangueira). A norma diz que a Prefeitura poderá criar uma área especial dentro dos parques públicos para atendimento aos fumantes; criar campanhas de conscientização sobre os malefícios desses produtos e deverá regulamentar a multa para os infratores. Essa proposta foi aprovada em segunda discussão e também segue para sanção ou veto.

Outra proposta também foi aprovada em segunda discussão, quanto ao mérito:  do vereador Fábio Marcondes (PL), que institui o passe livre aos integrantes da Guarda Civil Municipal no transporte coletivo urbano.

Em primeira discussão, quando é analisada a legalidade, foram aprovadas quatro propostas:

De José Carlos Marinho (Patriota) para conceder o direito aos aposentados por invalidez em qualquer idade de utilizar gratuitamente o transporte público.

De Jorge Menezes (PSD), para tornar obrigatório o fornecimento de kits de acessibilidade aos alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades/superdotação na rede municipal de ensino.

E dois projetos do vereador Jean Charles Serbeto (MDB): um para criar o Programa Municipal de Apoio as Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares e também a proposta para proibir a utilização de jalecos, aventais, estetoscópios, tocas e outros equipamentos de proteção individual fora do ambiente profissional.  A justificativa da proposição destaca o amparo aos órgãos de fiscalização ‘criando legislação municipal mais abrangente que a estadual e, proibindo o uso de equipamentos, que desenvolvem um papel de protagonismo na difusão de microrganismos, disseminação de infecção hospitalar e contaminação de outros ambientes, que não os profissionais, visando ainda a proteção às pessoas, especialmente, doentes, idosos e crianças'.

Já o projeto de Jean Dornelas (MDB), que dispõe sobre o período de atendimento interno nas clínicas e hospitais de saúde particulares, foi adiado por 10 sessões.

Outro projeto adiado é o de Anderson Branco, que isenta os idosos e os portadores de deficiência física da obrigatoriedade de pagamento do estacionamento rotativo Área Azul.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Audiência apresenta Diretrizes Orçamentárias de 2026

A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...


Vereadores analisam projeto que estende para 7 horas tempo de sessões ordinárias

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!